World FZO conclui seu 11º Congresso Mundial em Hainan

13 Oct 2025
HAINAN, China

A Organização Mundial de Zonas Francas (World Free Zones Organization) concluiu seu 11º Congresso Mundial Anual em Hainan, realizado de 10 a 12 de outubro. O evento atraiu mais de 1.200 participantes de 70 países, juntamente com 16 delegações ministeriais de alto nível e representantes de organizações econômicas e comerciais internacionais.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251013975509/pt/

HE Miguel Lecaro, Ambassador of the Republic of Panama to China, receiving the flag from H.E. Dr. Mohammed Al Zarooni (Photo: AETOSWire)

HE Miguel Lecaro, Ambassador of the Republic of Panama to China, receiving the flag from H.E. Dr. Mohammed Al Zarooni (Photo: AETOSWire)

O último dia contou com a realização da Assembleia Geral Anual, durante a qual foi aprovado um conjunto de resoluções estratégicas voltadas para o aprimoramento da estrutura operacional da organização e o fortalecimento de sua rede global de zonas francas. Também foram realizadas eleições para o Conselho de Administração da World FZO, para um novo mandato.

A cerimônia de encerramento contou com a presença de Liu Xiaoming, governador da província de Hainan, juntamente com Sua Excelência o Dr. Mohammed Al Zarooni, presidente da Organização Mundial de Zonas Francas, além de diversas autoridades e participantes de vários países.

Liu Xiaoming expressou seu profundo agradecimento pela escolha de Hainan como sede deste importante evento internacional, observando que o Congresso Mundial da World FZO é uma plataforma importante para o intercâmbio de conhecimentos globais sobre o desenvolvimento de zonas francas e a promoção da integração econômica internacional.

Sua Excelência, o Dr. Al Zarooni, enfatizou que o congresso deste ano representou um marco fundamental na trajetória da organização e uma plataforma de lançamento para uma nova fase de cooperação internacional no setor de zonas francas.

O Dr. Mohammed declarou: “As zonas francas provaram que deixaram de ser apenas centros de comércio para se tornarem ecossistemas econômicos integrados, que contribuem para a criação de empregos, possibilitam a diversificação econômica e fortalecem a resiliência das cadeias globais de suprimentos.”

Um dos destaques do terceiro dia foi a inauguração do Primeiro Fórum Internacional de Desenvolvimento de Zonas Francas Abrangentes na China, com a participação de alto nível de líderes e representantes de zonas francas e autoridades econômicas de todas as partes do mundo.

Os discursos principais destacaram a experiência pioneira da China no desenvolvimento de zonas econômicas abrangentes e seu impacto na promoção da integração econômica no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota (Belt and Road Initiative, em inglês). Também revisaram as políticas de abertura econômica do país e o papel das zonas francas na promoção do comércio e investimento internacional.

Ao término do 11º Congresso Mundial Anual da World FZO, Sua Excelência Miguel Lecaro, Embaixador da República do Panamá na China, recebeu a bandeira de Sua Excelência Dr. Mohammed Al Zarooni, simbolizando o papel do Panamá como anfitrião do 12º Congresso Mundial Anual, programado para julho de 2026.

Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

 

© Business Wire, Inc.

Avertissement :
Ce communiqué de presse n’est pas un document produit par l’AFP. L’AFP décline toute responsabilité quant à son contenu. Pour toute question le concernant, veuillez contacter les personnes/entités indiquées dans le corps du communiqué de presse.