WEF26: Arábia Saudita se torna uma “economia conectora” à medida que o comércio mundial evolui

26 Jan 2026
DAVOS, Suíça

Sua Excelência Majid A. Alkassabi, ministro do Comércio da Arábia Saudita, afirmou hoje, na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, que o Reino se beneficiará das mudanças em curso nas cadeias de abastecimento globais.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20260123069858/pt/

Amid shifting global trade dynamics, Saudi Arabia underscores its role as a stable connector economy linking markets across regions (Photo: AETOSWire)

Amid shifting global trade dynamics, Saudi Arabia underscores its role as a stable connector economy linking markets across regions (Photo: AETOSWire)

Falando em uma sessão intitulada “As muitas formas do comércio”, Sua Excelência observou: “O comércio atual está claramente a transitar de um modelo de comércio justo para um modelo de comércio mais gerido e regulado por regras. Para nós, na Arábia Saudita, a nossa localização estratégica, aliada à abundância de recursos, permite-nos assumir o papel de uma economia-ponte. Podemos tornar-nos uma economia conectora, ligando a África, a Europa e a Ásia, e consolidando-nos como um importante centro logístico.”

Sua Excelência Ahmed A. Alkhateeb, ministro do Turismo, afirmou, durante uma sessão intitulada “A nova geografia das viagens: valorizando destinos, ampliando oportunidades”: “A ONU Turismo projeta que o número de turistas chegue a 2 bilhões até 2030, o que representa um acréscimo de 500 milhões. Trata-se de um crescimento expressivo e extremamente encorajador para a Arábia Saudita — para os seus operadores hoteleiros, investidores e fornecedores de tecnologia. É um setor com um potencial extraordinário.”

Sua Excelência Mohammed A. Aljadaan, ministro das Finanças, afirmou: “O nosso papel, enquanto formuladores de políticas públicas, é garantir um ambiente previsível para as empresas, e estamos a fazê-lo ao reforçar a resiliência da nossa economia e ao oferecer ao setor privado a confiança de que necessita.”

Sua Excelência Abdullah A. Alswaha, ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação, em “Tecnologias convergentes para vencer”, disse: “Na área de IA, o Reino está enfrentando o muro da energia e o muro da memória. Estamos fazendo um chamado aos nossos parceiros: na Era da Inteligência, é preciso ter um parceiro que possa acelerar a IA, mas, mais criticamente, adotá-la; e o Reino se coloca como o parceiro de escolha.”

Sua Excelência Bandar I. Alkhorayef, ministro da Indústria e Recursos Minerais, em “Uma voz coletiva sobre o futuro dos minerais: alinhando políticas, investimentos e abastecimento”, afirmou: “O Reino adota uma abordagem multilateral para a cooperação internacional, criando plataformas que possibilitam o diálogo e a parceria. O Fórum de Minerais do Futuro está na vanguarda, sendo agora uma plataforma global de encontro que reúne governos, indústria, finanças, academia e líderes tecnológicos.”

Falando na sessão “Redefinindo parcerias econômicas: do diálogo à entrega”, Sua Excelência Faisal F. Alibrahim, ministro da Economia e do Planejamento, afirmou: “Acredito que existe um mundo em que todos os países podem desbloquear o seu potencial econômico e, ao mesmo tempo, manter o diálogo aberto.” Ele acrescentou: “Nunca houve uma tela tão em branco nem uma oportunidade tão ampla para desenharmos o futuro.”

Na quinta-feira, a Global Innovation Platform, uma parceria estratégica entre a Saudi HoldCo e a GoldenPoint Global, lançou a Parceria de Inovação Saudita-Americana. Trata-se de uma plataforma nacional destinada a acelerar a colaboração bilateral nas áreas das ciências da vida, inteligência artificial e manufatura avançada. Ancorada nas cidades de Riad e Austin, a parceria alinha dois dos ecossistemas de inovação mais dinâmicos do mundo.

Além disso, a Amplifai Health foi anunciada como vencedora da segunda turma da iniciativa MINDS - AI Global Alliance do Fórum Econômico Mundial (WEF).

*Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

 

© Business Wire, Inc.

Avertissement :
Ce communiqué de presse n’est pas un document produit par l’AFP. L’AFP décline toute responsabilité quant à son contenu. Pour toute question le concernant, veuillez contacter les personnes/entités indiquées dans le corps du communiqué de presse.