À frente de um importante evento da ONU, a indústria farmacêutica global emitiu um “apelo à ação”, demandando ação coletiva em todo o mundo para enfrentar o aumento de doenças não transmissíveis (DNTs), como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, saúde mental e distúrbios neurológicos.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250311802764/pt/

IFPMA solicita aos países que promovam a inovação, motivem o investimento, incentivem a implementação e garantam a responsabilização antes da 4ª Reunião de Alto Nível da ONU sobre DNTs e Saúde Mental, que será realizada em setembro. (Gráfico: Business Wire)
As DNTs são responsáveis por quase 75% das mortes que ocorrem no mundo inteiro. Mais de 18 milhões das 43 milhões de mortes relacionadas às DNTs são prematuras, com mais de 80% das mortes prematuras ocorrendo em países de baixa e média renda (PBMRs). Aproximadamente 33% da população mundial vive com uma DNT1, até um em cada dois de nós terá câncer durante a vida e cerca de um bilhão de pessoas são afetadas por uma condição de saúde mental.
Em 2021, estimou-se que o investimento na prevenção e controle de DNTs produziria um retorno anual sete vezes maior em países de baixa e média renda em uma década. Esta abordagem, que inclui intervenções no estilo de vida, como dieta mais saudável e exercícios, assim como cuidados de saúde primários, poderia levar a um ganho econômico esperado de US$ 230 bilhões até 2030.
Uma nova pesquisa realizada pela Airfinity, que foi lançada como parte do Apelo à Ação, e demonstra que investir 1% adicional do PIB em gastos com saúde pública, onde pelo menos 40% são destinados à prevenção e tratamento de DNTs por meio de cuidados de saúde primários, poderia salvar aproximadamente 5 milhões de vidas por ano nos países de baixa e média renda (PBMR). É possível alcançar este resultado por meio da implementação de intervenções existentes com boa relação custo-eficácia, como controle de doenças cardiovasculares, triagem de diabetes e cuidados respiratórios. Os dados apoiam o consenso crescente de que mais financiamento é necessário mudar o panorama das DNTs.
A nova pesquisa foi publicada pela IFPMA, a associação comercial que representa a indústria farmacêutica nas Nações Unidas, antes da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre prevenção e controle de DNTs e saúde mental que ocorrerá em setembro. Espera-se que a reunião resulte em uma declaração política que incentive ações para a redução do fardo global destas condições no mundo inteiro.
Mais de 1.400 medicamentos foram aprovados para DNTs nos últimos 10 anos2, que transformaram a forma como combatemos as doenças e estão melhorando a vida de centenas de milhões de pessoas que vivem com doenças crônicas. Atualmente, há mais 9.600 medicamentos para DNTs em vários estágios de pesquisa e desenvolvimento3.
Apesar deste avanço, ainda existem barreiras e atrasos significativos para garantir que estes medicamentos e vacinas cheguem até as pessoas que realmente precisam deles, e ainda há DNTs para as quais não existe um tratamento adequado. Para melhorar o acesso de ponta a ponta para pessoas que vivem com as DNTs, a IFPMA apela à ação coletiva para:
- Permitir a inovação: promover um ecossistema de inovação saudável, apoiado por uma proteção de IP robusta, e aprimorar a conscientização e a absorção da inovação médica para lidar com o fardo global de DNTs e saúde mental. Isso deve incluir medicamentos essenciais e inovadores para DNTs, vacinas, diagnósticos e dispositivos médicos, apoiados por modelos apropriados de prestação de serviços de saúde.
- Mobilizar investimentos: é preciso investir de forma mais eficiente e eficaz no fortalecimento dos sistemas de saúde e ter planos de financiamento concretos e acionáveis para DNTs e saúde mental para podermos chegar às pessoas de forma mais equitativa, com prevenção, tratamento e cuidados integrados.
- Promover a implementação: desenvolver programas e políticas eficazes para garantir o acesso universal à prevenção, tratamento e cuidado de DNTs para todos. Aperfeiçoar os sistemas nacionais de saúde com a integração de triagem precoce, diagnóstico, vacinação, opções de tratamento abrangentes e programas de reabilitação que atendam efetivamente às necessidades de pessoas que vivem com DNTs e condições de saúde mental.
- Garantir a responsabilização: adotar medidas para garantir a responsabilidade e elevados padrões em todos os setores relevantes do governo e principais partes interessadas em saúde, assim como melhorar e relatar de forma precisa a prestação de cuidados, tratamentos e prevenção para DNTs e saúde mental. Isso inclui o acompanhamento do impacto da vacinação, triagem precoce, diagnóstico e programas de tratamento.
Uma declaração política que inclua essas recomendações pode motivar uma visão para 2050, onde haverá menos mortes prematuras por DNTs, menos pressão sobre os sistemas de saúde, além de sociedades mais saudáveis em todos os lugares.
O Dr. David Reddy, diretor-geral da IFPMA, disse:
“Apesar de a inovação farmacêutica ter proporcionado avanços significativos na prevenção, tratamento e cura de doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e saúde mental, muitas pessoas ainda não têm acesso aos cuidados de saúde que necessitam.”
“A próxima Reunião de Alto Nível da Organização das Nações Unidas oferece a oportunidade real de revermos como as parcerias intersetoriais podem contribuir para o aumento do acesso a medicamentos e vacinas com uma boa relação custo-benefício, de tal forma que possam impactar, e até mesmo salvar, a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.”
Apoiando o apelo à ação coletiva, a Dra. Kimberly Green, diretora global de Cuidados Primários de Saúde da PATH (Secretaria da Coalizão para Acesso a Medicamentos e Produtos para DNTs), disse:
“Embora o investimento em prevenção, diagnóstico e tratamento de DNTs represente uma das "melhores compras" de saúde pública e seja considerado economicamente viável, a melhoria da acessibilidade de medicamentos e produtos de saúde essenciais tem sido negligenciada nas discussões anteriores à Reunião de Alto Nível da Organização das Nações Unidas.
É preciso uma ação global e multissetorial para reverter a maré das DNTs e reduzir os custos catastróficos de saúde para as pessoas que sofrem com essas condições. O investimento adicional de 1% do PIB em cuidados médicos, dos quais pelo menos 40% são destinados à prevenção e tratamento de DNTs por meio de cuidados primários de saúde reforçados, pode salvar cinco milhões de vidas anualmente em países de baixa e média renda, um fato relevante em um conjunto crescente de evidências. O momento de investir em DNTs por meio de cuidados primários de saúde é agora.”
Notas ao editor
De acordo com o Relatório Global de Despesas com Saúde de 2021, as doenças infecciosas e parasitárias representam a maior fatia dos gastos com saúde (37%), seguidas das doenças não transmissíveis (26%).
Sobre a IFPMA
A IFPMA representa a inovadora indústria farmacêutica em todo o mundo, mantendo relações oficiais com as Nações Unidas e organizações multilaterais. Nossa visão é garantir que o progresso científico se traduza na próxima geração de medicamentos e vacinas para proporcionar um futuro mais saudável para pessoas do mundo inteiro. Para alcançar este objetivo, atuamos como um parceiro de confiança, trazendo a experiência dos nossos membros para defender a inovação farmacêutica, incentivar políticas que apoiem a pesquisa, o desenvolvimento e a entrega de tecnologias de saúde e criar soluções sustentáveis que promovam a saúde global.
Para mais informações, visite ifpma.org.
1 Estimativa da IFPMA, com base em números de prevalência global e suposição de duas DNTs em média por pessoa vivendo com uma DNT
2 Plataforma Clarivate Cortellis acessada em janeiro de 2025
3 Plataforma Clarivate Cortellis acessada em janeiro de 2025. “Medicamentos”, conforme definido no banco de dados Cortellis Competitive Intelligence, podem incluir pequenas moléculas, produtos biológicos, combinações de medicamentos, biossimilares, sais e novas versões de medicamentos existentes com um elemento de inovação, como uma nova formulação. Somente o estágio mais avançado de desenvolvimento globalmente é relatado para cada medicamento (por exemplo, se um medicamento estiver sendo investigado na Fase I e na Fase III para indicações diferentes, ele seria relatado apenas uma vez, como estando na Fase III).
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250311802764/pt/
Para mais informações, entre em contato com:
Elliot Dunster
Diretor-executivo, Comunicações
+41 79 502 76 90
e.dunster@ifpma.org
Micaela Neumann
Gerente, Comunicações
+41 79 774 23 99
m.neumann@ifpma.org
© Business Wire, Inc.
Aviso legal :
Este comunicado de imprensa não é um documento produzido pela AFP. A AFP não será responsável por este conteúdo. Para mais informações, por favor entre em contato com as pessoas ou entidades mencionadas no comunicado.