09 Out 2025 - 15:00

AFP realiza clínica online de combate à desinformação climática no Brasil antes da COP30

A AFP ofereceu um programa de treinamento em investigação digital para jornalistas brasileiros nos dias 29 de setembro e 6 de outubro, com foco no combate à desinformação climática em preparação para a COP30 — a conferência sobre mudanças climáticas da ONU, que acontecerá em Belém, em novembro.

O programa foi realizado com apoio da Embaixada da França no Brasil e composto por dois treinamentos online intensivos de três horas. Foram oferecidas 75 bolsas gratuitas para jornalistas de todas as regiões do Brasil.

 

O curso, ministrado pela editora de Investigação Digital no Rio de Janeiro Maria Clara Pestre, abordou os principais tipos de desinformação sobre o clima identificados pela equipe global de verificação da AFP, técnicas essenciais de checagem de fatos, dicas para identificar o “greenwashing” e sobre onde encontrar dados confiáveis.

 

“De forma muito didática, consegui entender novas formas de apuração e também conhecer termos que ainda não tinha tido contato. Com certeza, tudo o que aprendi vai me ajudar muito neste período da COP e também na vida profissional”, disse a participante Isabella Lima, jornalista do portal Terra que irá a Belém cobrir a cúpula climática em novembro.

 

Essa iniciativa faz parte da gama de workshops e treinamentos que a equipe de checagem da AFP tem conduzido na América Latina.