Ex-presidentes latino-americanos se juntam a especialistas para painel de alto nível sobre preparação para a saúde no futuro

25 Nov 2025
CIDADE DO MÉXICO

O Instituto Global de Saúde Pública da AHF para a América Latina e o Caribe, em colaboração com o Laboratório de Políticas de Saúde Pública da Universidade de Miami, convida membros da imprensa para um painel virtual de alto nível intitulado “Por que a América Latina deve agir como um bloco em futuras emergências de saúde? Rumo a uma agenda regional comum de preparação e resposta”.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251125170268/pt/

A América Latina está entre as regiões mais afetadas pelas recentes crises de saúde, incluindo a pandemia da COVID-19 e a emergência de dengue em 2024. Apesar do talento científico e da capacidade institucional da região, ainda falta um mecanismo de coordenação regional equivalente a estruturas como o CDC África, o Centro da ASEAN para Emergências de Saúde Pública e Doenças Emergentes (ACPHEED) ou o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

Este painel reunirá dois ex-presidentes, um ex-ministro da saúde e um alto funcionário da área de epidemiologia para discutir barreiras, oportunidades e prioridades para a construção de uma agenda regional de preparação e resposta, capaz de lidar com futuras ameaças à saúde de forma mais coordenada, equitativa e eficaz.

O QUE:

Painel virtual de alto nível: “Por que a América Latina deve agir como um bloco em futuras emergências de saúde?” Rumo a uma agenda regional comum de preparação e resposta

QUANDO:

Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
11h – 12h (CDMX/San José)
12h – 13h (Miami/Quito/Lima)

ONDE:

https://miami.zoom.us/webinar/register/WN_BHQrRnJ0Sfy6KmAz5lGdwA

QUEM:

  • Laura Chinchilla
    Ex-presidente da Costa Rica (2010–2014)
  • Guillermo Lasso
    Ex-presidente do Equador 2021–2023)
  • Dr. Patricia García
    Ex-ministra da Saúde do Peru
    Professora de Saúde Pública, Universidade Peruana Cayetano Heredia
  • Dr. Miguel Ángel Lezana
    Diretor-geral de Epidemiologia, Ministério da Saúde, México

Moderador: Dr. Jorge Saavedra, Diretor-executivo, Instituto Global de Saúde Pública da AHF

NOTAS DA REDAÇÃO

O painel contará com perguntas individualizadas e uma discussão dinâmica e moderada. A sessão será realizada em espanhol, sem tradução simultânea.

CONTATOS DA MÍDIA

 

Instituto Global de Saúde Pública da AHF – América Latina e Caribe
Dr. Ariel Terrón
Diretor, Instituto Global de Saúde Pública da AHF para a América Latina e o Caribe
WhatsApp: +52 722 369 8383
ariel.terron@ahf.org

Comunicações Globais da AHF
Denys Nazarov
Diretor de Política Global e Comunicações
+1 323 308 1829
denys.nazarov@ahf.org

O Instituto Global de Saúde Pública da AHF é uma iniciativa da AIDS Healthcare Foundation (AHF) criada para promover a análise e a pesquisa em políticas de saúde pública global, gerando evidências objetivas para orientar melhorias nas políticas de saúde pública nos âmbitos global, regional, nacional e local, especialmente no campo das doenças infecciosas.

Para obter informações adicionais sobre o Instituto de Saúde Pública Global da AHF, visite https://ahfinstitute.org/.

A AIDS Healthcare Foundation (AHF) é uma organização global sem fins lucrativos que oferece medicina de ponta e defesa de direitos a mais de 2,7 milhões de pessoas em 50 países pelo mundo afora, na África, nas Américas, na região Ásia/Pacífico e na Europa. Atualmente, somos o maior provedor sem fins lucrativos de cuidados médicos relacionados ao HIV/AIDS no mundo. Para saber mais sobre a AHF, visite nosso site: www.aidshealth.org, encontre-nos no Facebook: www.facebook.com/aidshealth siga-nos no Twitter: @aidshealthcare e no Instagram: @aidshealthcare.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

 

© Business Wire, Inc.

Advertencia :
Este comunicado de prensa no es un documento producido por AFP. AFP no será responsable de su contenido. Para cualquier pregunta relacionada, por favor póngase en contacto con las personas/entidades mencionadas en el comunicado de prensa.