Banco Master, o escândalo financeiro que abala a campanha presidencial
A menos de um mês das eleições presidenciais, a campanha é ofuscada por um mega escândalo financeiro envolvendo um banqueiro rico com conexões nos mais altos escalões do poder.
O caso colocou o senador e candidato presidencial Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na mira de uma investigação por corrupção.
O Supremo Tribunal Federal também está envolvido no escândalo.
Confira o que se sabe sobre o caso Master, "o maior roubo da história do Brasil", segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adversário de Flávio na eleição.
O escândalo teve origem com Daniel Vorcaro, um empresário de 42 anos e dono do Banco Master.
Pequeno em comparação com seus concorrentes, esse banco foi liquidado em novembro de 2025 por insolvência, após acumular dívidas de quase R$ 40 bilhões. Vorcaro foi preso pouco antes, quando se preparava para embarcar em um jato particular em São Paulo.
Além da fraude financeira, os investigadores analisam os supostos vínculos do banqueiro, que se gabou por ter "amigos em todos os poderes", com figuras políticas. Entre elas, parlamentares como os senadores Jaques Wagner (PT-BA), aliado de Lula, e Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro de Jair Bolsonaro.
Lula admitiu ter se reunido com Vorcaro, fora da agenda, em dezembro de 2024, antes do Banco Master se envolver no escândalo.
"Dark Horse", uma cinebiografia de Jair Bolsonaro estrelada pelo ator americano Jim Caviezel, colocou o filho mais velho do ex-presidente em uma posição delicada.
Em abril, o site Intercept Brasil divulgou gravações de áudio enviadas por Flávio a Vorcaro, nas quais ele pedia, em tom de intimidade, grandes quantias de dinheiro para financiar o filme.
Flávio se viu então obrigado a reconhecer sua relação com o banqueiro, algo que havia negado anteriormente, e confirmou que Vorcaro contribuiu com milhões de dólares para o projeto.
Na sexta-feira, a suspensão parcial do sigilo no caso Master revelou que Flávio Bolsonaro estava sendo investigado por corrupção e lavagem de dinheiro relacionados ao financiamento de "Dark Horse".
O senador, de 45 anos, nega qualquer irregularidade e afirma que o filme foi feito com "financiamento privado".
Na quinta-feira, a Polícia Federal realizou uma série de buscas e apreensões sob suspeita de desvio de verbas públicas. Entre os investigados está o deputado federal Mario Frias (PL-SP), alinhado a Bolsonaro e produtor executivo do filme.
A crise no Supremo Tribunal Federal eclodiu na semana passada, quando um relatório policial revelou o conteúdo das mensagens enviadas por Vorcaro para um número atribuído ao ministro Alexandre de Moraes.
Moraes presidiu o julgamento em que Jair Bolsonaro foi condenado, no ano passado, a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, e é considerado um inimigo da ala conservadora.
Nessas mensagens, enviadas em novembro de 2025, o banqueiro pede ajuda a Moraes, aparentemente para interromper a investigação que logo levaria à sua prisão.
O relatório policial foi divulgado por André Mendonça, ministro do STF indicado por Jair Bolsonaro, de quem foi ministro da Justiça.
Sua publicação desencadeou um embate acirrado entre os dois ministros, marcado por uma série de decisões judiciais. Moraes pediu uma investigação de seu colega por "abuso de autoridade".
Na tentativa de resolver a crise, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, declarou a "suspensão de todo e qualquer procedimento" contra os membros do tribunal e convocou uma sessão plenária para 15 de setembro.
Os ministros examinarão o pedido de André Mendonça para investigar Alexandre de Moraes por seus possíveis vínculos com Vorcaro.
Latest stories
Panorama Entgleister Zug in Frankreich: Ermittler sehen keine Hinweise auf einen Anschlag
Nach dem Entgleisen eines Regionalzugs in Nordwestfrankreich mit 44 Verletzten gehen die Ermittler nach derzeitigen Erkenntnissen nicht von einem Anschlag aus. "Es gibt keinerlei Anhaltspunkte, die auf einen Anschlag hindeuten", erklärte am Samstag der Staatsanwalt von Rouen, Sébastien Gallois. Politiker hatten zuvor...
Topthemen Kreml schließt Treffen von Putin und Selenskyj bei G20-Gipfel in Miami aus
Russland schließt ein Treffen von Staatschef Wladimir Putin mit dem ukrainischen Präsidenten Wolodymyr Selenskyj beim diesjährigen G20-Gipfel in den USA aus. "Das ist unmöglich", sagte Kreml-Sprecher Dmitri Peskow am Samstag der Nachrichtenagentur AFP in Neu Delhi. Er bekräftigte Moskaus Position, dass eine solche Begegnung nur in der russischen Hauptstadt stattfinden könne...
Sports Mbappé trifft doppelt: Real siegt bei Diomandes Startelf-Debüt
Spaniens Rekordmeister Real Madrid hat beim Startelfdebüt von Yan Diomande in La Liga Wiedergutmachung für die erste Saisonniederlage geleistet und nach einer zumindest phasenweise starken Vorstellung Platz zwei zurückerobert. Das Team von Trainer José Mourinho gewann das "kleine" Stadtderby gegen Rayo Vallecano 4:1 (3:0) und spielte dabei in Halbzeit eins deutlich zwingender als zuletzt beim 0:1 gegen...