Jornal

Nova Zelândia aprova uso de MDMA para tratar estresse pós-traumático

Published on September 4, 2026 at 04:51

Con esta medida, Nueva Zelanda se convierte en el segundo país del mundo en aprobar el uso de esta droga recreativa para el tratamiento del trastorno de estrés postraumático — CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP
Con esta medida, Nueva Zelanda se convierte en el segundo país del mundo en aprobar el uso de esta droga recreativa para el tratamiento del trastorno de estrés postraumático — CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP

Dois psiquiatras da Nova Zelândia receberam nesta sexta-feira (4) autorização para prescrever MDMA de grau farmacêutico a pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) grave.

A decisão da Medsafe, agência reguladora de medicamentos da Nova Zelândia, torna o país o segundo do mundo a aprovar o uso dessa droga recreativa para o tratamento do TEPT, depois que a Austrália adotou medida semelhante em 2023.

“O TEPT destrói vidas e é difícil de tratar”, afirmou o vice-primeiro-ministro David Seymour, que no ano passado apoiou a aprovação do uso de cogumelos alucinógenos no tratamento de pessoas com depressão grave.

“MDMA pode ser muito eficaz para tratar a condição por meio da terapia assistida por substâncias psicodélicas. A Nova Zelândia está comprometida em ampliar o acesso a tratamentos inovadores”, acrescentou.

O TEPT é um transtorno de saúde mental que se desenvolve após uma pessoa vivenciar ou ser ameaçada por eventos traumáticos, como morte, combate militar ou agressão sexual.

Nos Estados Unidos, estão em andamento ensaios clínicos depois que a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) rejeitou, em 2024, a legalização do uso medicinal do MDMA, alegando que não havia evidências suficientes de sua segurança e eficácia.

O Ministério da Saúde da Nova Zelândia informou que o tratamento assistido com MDMA será combinado com psicoterapia e enfatizou que os pacientes, que deverão ter mais de 18 anos, não receberão a substância para uso em casa.

Latest stories

Wirtschaft Taxi ohne Lenkrad: Tesla stellt "Cybercab" vor

Ein Taxi ohne Lenkrad und Pedale: Der Elektroautohersteller Tesla hat am Donnerstag in Austin im Bundesstaat Texas ein selbstfahrendes "Cybercab" vorgestellt. Mit dem Robotaxi will Tesla den Unternehmen Waymo und Uber Konkurrenz machen, die bereits zahlreiche selbstfahrende Taxis in den USA im Einsatz haben. Tesla-Chef Elon Musk veröffentlichte in seinem Onlinedienst X ein mit Künstlicher Intelligenz (KI) erzeugtes Foto eines riesigen...

04 Sep 2026 — vor 1 hour