Lenovo descobre que 65% dos líderes de TI admitem que suas defesas não conseguem resistir ao crime cibernético de IA

18 Sep 2025
MORRISVILLE, N.C.

Pesquisa da Lenovo revela uma lacuna de segurança cada vez maior à medida que aumenta o crime cibernético impulsionado por IA: 65% dos líderes de TI pesquisados ​​admitem que suas defesas estão desatualizadas e são incapazes de resistir a ataques habilitados por IA, e apenas 31% se sentem confiantes em se defender deles.

Os novos conhecimentos são extraídos do terceiro relatório Work Reborn da Lenovo, Reforçando o Local de Trabalho Moderno. Embora a IA esteja impulsionando melhorias nos negócios e ganhos de eficiência, também está impulsionando uma nova onda de crimes cibernéticos contra a qual a maioria das empresas não está preparada para se defender. Isto ressalta a necessidade crítica de as empresas adotarem estratégias com base em IA que possam combater ameaças que aprendem, se adaptam e evoluem em tempo real. A Lenovo está posicionada para realizar esta mudança com soluções completas que incorporam a segurança da IA ​​ao ambiente de trabalho digital. Com operações em 180 mercados e líder em tecnologia empresarial, a Lenovo oferece escala incomparável para solucionar os desafios da IA ​​nos locais de trabalho, desde a proteção de dados confidenciais até o combate às ameaças cibernéticas em evolução.

"A IA mudou o equilíbrio de poder na segurança cibernética. Para acompanhar o ritmo, as organizações precisam de inteligência que se adapte tão rápido como as ameaças. Isto significa combater a IA com IA", disse Rakshit Ghura, Vice-Presidente e Diretor Geral de Soluções Digitais para Locais de Trabalho da Lenovo. "Com defesas inteligentes e adaptativas, os líderes de TI podem proteger seus funcionários, ativos e dados, enquanto aproveitam todo o potencial da IA ​​para impulsionar os negócios."

A nova classe de ameaças de IA

O avanço da IA ​​generativa potencializou as estratégias dos criminosos cibernéticos, permitindo ataques hiperágeis. Ameaças modernas impulsionadas por IA podem imitar comportamentos legítimos, sofrer mutações para evitar a detecção e abranger diversos domínios, da nuvem a terminais, aplicativos e repositórios de dados.

O relatório destaca as principais preocupações entre os líderes de TI:

  • Ameaças externas com tecnologia de IA – desde malware polimórfico e phishing impulsionado por IA até falsificação de identidades, os ataques de IA são mais rápidos, mais convincentes e mais difíceis de detectar.
  • Riscos internos – 70% dos líderes de TI pesquisados ​​veem o uso indevido de IA pelos funcionários como um grande risco, e mais de 60% dizem que os agentes de IA criam uma nova classe de ameaça interna, os quais não estão preparados para gerenciar.
  • Proteção da própria IA – modelos, dados de treinamento e indicações agora são alvos de alto valor que devem ser defendidos contra manipulação e comprometimento.

Em conjunto, estes riscos mostram por que as defesas convencionais não são mais suficientes. E é aqui onde a Lenovo está liderando, com defesas nativas de IA criadas para detectar ameaças antecipadamente, se adaptar em tempo real e escalar para o ambiente de trabalho moderno. Analistas do setor concordam com esta urgência. A Gartner® observa que "até 2027, 90% das implementações bem-sucedidas de IA em segurança cibernética serão táticas, com foco na automação de tarefas e aperfeiçoamento de processos, em vez de substituição de cargos.1 "A McKinsey alerta que as empresas que se apoiam em defesas tradicionais ficarão aquém, à medida que a IA remodela as ameaças cibernéticas e as defesas2.

A Lenovo também está estendendo a proteção orientada por IA ao nível do dispositivo. Com o aumento de PCs com IA, a Lenovo está incorporando inteligência aos terminais para que funcionem como ativos mais protegidos e autodefensivos. Esta inteligência em nível de dispositivo se conecta perfeitamente à plataforma de resiliência cibernética mais ampla da Lenovo, ao oferecer proteção unificada da borda à nuvem.

De reativo a resiliente

Para mudar o equilíbrio, os líderes de TI precisam de uma dupla abordagem que aperfeiçoe a detecção e incorpore a IA diretamente em suas defesas. Contudo, a adoção é retardada por sistemas legados, lacunas de talentos e pressões orçamentárias. É por isto que a Lenovo está expandindo a proteção com tecnologia de IA para além do centro de operações de segurança, abrangendo todo o ambiente de trabalho digital. Com as Soluções de Ambiente de Trabalho Digital da Lenovo, fornecidas pela plataforma Care of One™, impulsionada por IA generativa, as empresas estão reforçando a resiliência cibernética mediante Serviços de Segurança Lenovo com ThinkShield, ao melhorar a proteção de terminais, dados, aplicativos e funcionários em escala empresarial.

O compromisso da Lenovo com uma segurança prática e confiável foi reconhecido em todo o setor. No Fortress Cybersecurity Awards de 2025, a Lenovo foi premiada em três categorias:

  • Líderes em segurança cibernética – Nima Baiati, Diretora Executiva e Diretora Geral de Software Comercial e Soluções de Segurança na Lenovo (arquitetura Zero Trust)
  • Cadeia de fornecimento – O ThinkShield Supply Chain Assurance da Lenovo, reconhecida por proteger a integridade de dispositivos em grande escala. Empresas multinacionais como a Meta usam o ThinkShield Supply Chain Assurance para validar dispositivos de funcionários, com a Meta observando que isto "aumenta significativamente nossa confiança na autenticidade e integridade de nosso hardware."3
  • Produtos e serviços líderes em segurança cibernética – Cyber Resiliency as a Service (CRaaS) da Lenovo na categoria de Segurança em Nuvem

O Cyber ​​Resiliency as a Service da Lenovo oferece serviços gerenciados para ajudar organizações a monitorar, detectar e responder a incidentes cibernéticos, que reduzem o tempo de inatividade e fortalecem a resiliência. As primeiras implantações resultaram em 99,5% de detecção de ameaças, tempos de resposta inferiores a 30 minutos e mais de 20% de economia de custos no primeiro ano. Fornecido por assinatura, o CRaaS expande o acesso a suporte especializado e ferramentas de segurança a nível empresarial, enquanto ajuda os clientes a gerenciar custos. Estes resultados reforçam o papel da Lenovo como parceira confiável na criação de locais de trabalho digitais protegidos e preparados para IA.

Os servidores ThinkSystem x86 da Lenovo também foram validados de modo independente quanto à confiabilidade e classificação nº 1 em tempo de atividade entre todas as plataformas x86 por 11 anos consecutivos, conforme o Relatório Global de Confiabilidade de Sistemas Operacionais de Servidores e Hardware de Servidores da Information Technology Intelligence Consulting (ITIC) de 2024.4

Segurança de IA como mecanismo de crescimento

Proteger locais de trabalho com IA não é apenas uma defesa, mas também um motor de crescimento e um diferencial competitivo. O relatório da Lenovo conclui que, quando as organizações confiam em seus fundamentos de segurança de IA, elas aumentam a produtividade, reduzem custos e aceleram a adoção de soluções de ambiente de trabalho digital com tecnologia de IA.

Ghura concluiu: "Com as ferramentas de IA proliferando além da visibilidade da TI e os invasores explorando lacunas que os sistemas tradicionais não conseguem reconhecer, a Lenovo fornece as defesas com tecnologia de IA que as empresas precisam para fechar a lacuna, ao transformar risco em resiliência e possibilitar locais de trabalho protegidos, produtivos e preparados para o futuro."

À medida que a IA se torna a essência dos negócios, a Lenovo está comprometida em criar locais de trabalho não apenas mais protegidos, mas também inteligentes, adaptáveis ​​e prontos para o futuro. Veja onde as defesas corporativas falham contra ameaças impulsionadas pela IA e como a Lenovo ajuda a preencher esta lacuna. Baixe o relatório completo 'Reforçando o Local de Trabalho Moderno' para saber as medidas práticas que as empresas podem tomar para superar as ameaças da IA.

Sobre a Lenovo

A Lenovo é uma potência global de tecnologia, com receita de US$ 69 bilhões, classificada em #196 no Fortune Global 500, e atende milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Com uma visão ousada de oferecer Tecnologia Mais Inteligente para Todos, a Lenovo consolidou seu sucesso como a maior empresa de PCs do mundo, com um portfólio completo de dispositivos habilitados para IA, prontos para IA e otimizados para IA (PCs, workstations, smartphones e tablets), infraestrutura (servidores, armazenamento, edge, computação de alto desempenho e infraestrutura definida por software), software, soluções e serviços. O investimento contínuo da Lenovo em inovações que mudam o mundo está criando um futuro mais justo, confiável e inteligente para todos, em qualquer lugar. A Lenovo está listada na bolsa de valores de Hong Kong sob Lenovo Group Limited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY). Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com e leia as últimas notícias em nosso StoryHub.

Notas aos editores

Reforçando o Local de Trabalho Moderno é o terceiro relatório na Série de Pesquisas Work Reborn da Lenovo em 2025, que será publicado ao longo do ano. O relatório está baseado em uma pesquisa com 600 líderes de TI, realizada em outubro e novembro de 2024. A amostra da pesquisa incluiu entrevistados dos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Índia, Japão, Singapura, Brasil, México, Austrália e Nova Zelândia. Os entrevistados incluíram líderes de TI de empresas com pelo menos 1.000 funcionários e de vários setores.

Lenovo, ThinkShield e Thinksystem são marcas registradas da Lenovo. Todas as demais marcas registradas são propriedade de seus respectivos proprietários. ©2025 Lenovo Group Limited. Todos os direitos reservados.

CITAÇÕES

1 Fonte: Cúpula de Segurança e Gestão de Riscos da Gartner 2025, National Harbor: Destaques do Primeiro Dia
GARTNER é uma marca registrada da Gartner, Inc. e/ou de suas afiliadas. Todos os direitos reservados.
2 Fonte: McKinsey & Company, "A próxima oportunidade do provedor de segurança cibernética: tornando a IA mais segura", 2024.
https://www.mckinsey.com/capabilities/risk-and-resilience/our-insights/the-cybersecurity-providers-next-opportunity-making-ai-safer
3 Fonte: Estudo de caso Meta – Zero Trust: Validando a integridade dos dispositivos de funcionários com o ThinkShield Supply Chain Assurance da Lenovo, 2025.
4 Fonte: Relatório Global de Confiabilidade de Sistemas Operacionais de Servidores e Hardware de Servidores da Information Technology Intelligence Consulting (ITIC) de 2024.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

 

© Business Wire, Inc.

Advertencia :
Este comunicado de prensa no es un documento producido por AFP. AFP no será responsable de su contenido. Para cualquier pregunta relacionada, por favor póngase en contacto con las personas/entidades mencionadas en el comunicado de prensa.