Global EV Alliance divulga resultados de pesquisa com motoristas de veículos elétricos: mitos vêm desacelerando mercado de veículos elétricos

17 Nov 2025
LOS ANGELES

Emuma pesquisa inovadora com mais de 26.000 motoristas de veículos elétricos em 30 países, 77% declaram que os mitos persistentes sobre os carros elétricos são o maior obstáculo à adoção destes veículos em seus países.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251118828939/pt/

There are still significant differences in the EV market across countries, and not everyone has a wide range of car brands to choose from. Photo: Markus Rotevatn/Norwegian EV Association.

There are still significant differences in the EV market across countries, and not everyone has a wide range of car brands to choose from. Photo: Markus Rotevatn/Norwegian EV Association.

83% dizem acreditar que são necessárias medidas políticas para aumentar as vendas de veículos elétricos em seu país.

"A desinformação sobre veículos elétricos é um sério desafio. Ela pode diminuir a confiança dos formuladores de políticas de que os veículos elétricos são uma solução viável para as mudanças climáticas e a poluição do ar local", disse Joel Levin, Presidente da GEVA e Diretor da Plug in America.

Um mito comum em muitos países é que os veículos elétricos representam um risco de incêndio. 88% dos motoristas de veículos elétricos entrevistados afirmam não se preocupar com a possibilidade de seus veículos causarem incêndios.

"É evidente que os mitos não afetam os atuais motoristas de veículos elétricos, pois sabem por experiência própria que estes mitos são falsos. Isso ressalta a importância de dar voz aos clientes de veículos elétricos no debate público para ajudar a combater estas ideias errôneas", disse Levin.

Diversas conclusões da pesquisa enfatizam a importância de tornar os veículos elétricos uma alternativa acessível e economicamente atrativa aos carros movidos a combustíveis fósseis, a fim de acelerar sua adoção.

45% dos entrevistados afirmam que o menor custo de energia foi uma das razões para escolherem um veículo elétrico. Ao mesmo tempo, 58% consideram o preço de compra do carro um obstáculo à adoção de veículos elétricos em seus países.

"Esta é uma clara mensagem para os formuladores de políticas que desejam impulsionar a adoção de veículos elétricos: eles precisam implementar políticas direcionadas ao consumidor, visando tornar os veículos elétricos a opção mais acessível", disse Ellen Hiep, da associação holandesa de motoristas de veículos elétricos.

Você pode encontrar os dados da pesquisa em https://survey.globalevalliance.com, incluindo dados agregados internacionais e resultados por país. O site permite comparar dados entre países e com números sobre diversos temas a nível mundial, como tarifas, opiniões de motoristas e perfis demográficos.

Sobre a Pesquisa Mundial de Motoristas de Veículos Elétricos de 2025: Realizada pela Global EV Alliance, uma rede sem fins lucrativos composta por 70 associações nacionais de veículos elétricos de 42 países diferentes, a pesquisa teve como público-alvo motoristas de veículos elétricos ao redor do mundo através de um formulário online aberto. Os principais distribuidores da pesquisa foram as associações nacionais de veículos elétricos.

Para garantir que os resultados mundiais reflitam com precisão as opiniões dos motoristas de veículos elétricos, as respostas foram ponderadas com base na participação de cada país na frota total de veículos elétricos.

A pesquisa foi realizada em setembro e outubro.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

 

© Business Wire, Inc.

Haftungsausschluss :
Diese Pressemitteilung ist kein von AFP erstelltes Dokument. AFP übernimmt keine Verantwortung für ihren Inhalt. Bei Fragen wenden Sie sich bitte an die im Text der Pressemitteilung genannten Kontaktpersonen/Stellen.