Inteligência artificial acelera a adoção de nuvem corporativa no Brasil

20 Jan 2026
SÃO PAULO

As empresas brasileiras estão expandindo rapidamente o uso de plataformas em nuvem à medida que integram inteligência artificial generativa às operações, proporcionando maior produtividade, receita e eficiência operacional, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia focada em IA.

O relatório ISG Provider Lens® Multi Public Cloud Services 2025 para o Brasil revela que a adoção da IA ​​de última geração está impulsionando o consumo de nuvem corporativa em diversos setores, reforçando o papel das plataformas de nuvem pública como infraestrutura para cargas de trabalho com uso intensivo de dados e análises avançadas. As empresas relatam que suas implementações de IA deixaram de ser experimentais e passaram a estar integradas às operações de negócios para aprimorar a experiência do cliente, a produtividade da força de trabalho e o desenvolvimento de produtos. Essas atividades estão impulsionando a expansão sustentada da nuvem, ao mesmo tempo que elevam a governança financeira, a modernização de aplicativos e a resiliência operacional como prioridades estratégicas.

“As empresas brasileiras estão passando decisivamente da exploração da IA ​​para a execução em escala empresarial”, disse Anay Nawathe, líder de entrega em nuvem da ISG para as Américas. “As organizações buscam resultados mensuráveis ​​com os benefícios da IA ​​por meio da modernização, alinhando os investimentos em tecnologia ao desempenho dos negócios. Com esse esforço, o gerenciamento disciplinado da nuvem está se tornando uma prioridade ainda maior.”

Os resultados concretos da expansão da adoção da IA generativa (GenAI) estão levando as organizações a tratar o investimento em IA como um imperativo estratégico, afirma o relatório. As empresas aplicam a GenAI à automação do atendimento ao cliente, à gestão do conhecimento e à análise de dados não estruturados, entre outras funções, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e operações mais ágeis. Os setores que estão adotando a IA de forma acelerada incluem serviços financeiros, saúde, serviços jurídicos e manufatura.

O crescimento das cargas de trabalho de IA de ponta está aumentando os gastos com nuvem em muitas organizações brasileiras, elevando a importância da governança de custos, afirma a ISG. Organizações brasileiras estão integrando práticas de FinOps para equilibrar inovação com disciplina financeira à medida que o consumo de nuvem se expande. Avaliações de FinOps normalmente reduzem os gastos com nuvem em 25 por cento a 30 por cento. Os esforços de redução de custos inicialmente se concentram na otimização de licenças e na redução do desperdício de recursos, seguidos por mudanças arquitetônicas.

Segundo o relatório, a GenAI está ajudando empresas brasileiras a modernizar aplicativos com mais rapidez e menos riscos. As organizações estão desvinculando aplicativos legados e integrando APIs e microsserviços com serviços nativos da nuvem, obtendo maior flexibilidade. As estratégias multicloud estão se expandindo à medida que as empresas priorizam a resiliência e a superação da dependência de fornecedores, enquanto continuam migrações em larga escala para plataformas de nuvem pública. Edge computing e as arquiteturas serverless estão ganhando força para suportar analytics de baixa latência e cargas de trabalho escaláveis.

“As empresas no Brasil estão modernizando suas implementações em nuvem com foco no controle financeiro e na resiliência operacional”, disse Pedro L. Bicudo Maschio, autor principal do relatório. “Os fornecedores de serviços em nuvem desempenham um papel fundamental no apoio à adoção da GenAI, à modernização de aplicativos e a práticas eficazes de FinOps em escala empresarial.”

O relatório também explora outras tendências que moldam o mercado de nuvem brasileiro, incluindo a crescente urgência das migrações para o SAP S/4HANA e a atenção cada vez maior à sustentabilidade dentro das estratégias de infraestrutura de hiperescala.

Para obter mais informações sobre os desafios relacionados à nuvem enfrentados por empresas no Brasil, além das recomendações da ISG para superá-los, consulte o briefing ISG Provider Lens® Focal Points aqui.

O relatório ISG Provider Lens® Multi Public Cloud Services 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 40 fornecedores em sete quadrantes: Consulting and Transformation Services — Large Accounts, Consulting and Transformation Services — Midmarket, Managed Services — Large Accounts, Managed Services — Midmarket, FinOps Services and AI-driven Optimization, Hyperscale Infrastructure and Platform Services e SAP HANA Infrastructure Services.

O relatório nomeia a Dedalus como líder em cinco quadrantes. Nomeia a Accenture, AI/R, Capgemini, Claro Empresas, Kyndryl, Skyone e TIVIT como líderes em três quadrantes cada. Nomeia a AWS, Claranet, Microsoft, V8.TECH e Wipro como líderes em dois quadrantes cada. Também nomeia a Oracle, T-Systems e Unisys como líderes em um quadrante cada.

Além disso, a Deal é reconhecida como Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro”, segundo a definição da ISG — em dois quadrantes. A FCamara e a Stefanini são reconhecidas como Rising Stars em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na AWS, Dedalus, T-Systems , Unisys e V8.Tech.

Na área de experiência do cliente, a LTIMindtree foi nomeada a ISG CX Star Performer global de 2025 entre os fornecedores de serviços de serviços de nuvem pública. A empresa obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer da ISG, que faz parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.

O relatório ISG Provider Lens® Multi Public Cloud Services 2025 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.

Sobre o ISG Provider Lens® Research

A série de pesquisas ISG Provider Lens® Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens™, visite esta página da web.

Sobre a ISG

A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA ​​para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.

 

© Business Wire, Inc.

Aviso legal :
Este comunicado de imprensa não é um documento produzido pela AFP. A AFP não será responsável por este conteúdo. Para mais informações, por favor entre em contato com as pessoas ou entidades mencionadas no comunicado.